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Monday, March 26, 2012 : “Franz Liszt Bicentennial”
Monday, March 26, 2012
Chamichian Recital Hall
2:00-2:45 pm
“Re-discovering some of Franz Liszt's Teaching Pieces”
Dr. Adrienne Wiley
3:00-3:50 pm
“Dream of Love -
An Afternoon of Music Selections for Voice and Piano by Franz Liszt”
Dr. Zhihua Tang, piano
Students from the piano and vocal studios at CMU
4:00-4:45 pm
"Franz Liszt: From Virtuoso to Radical"
Dr. Keith Clifton
Dr. Alexandra Mascolo-David, piano
Paul Melcher, piano
Wednesday, March 28, 2012
Chamichian Recital Hall
11:00-11:50 am
PIANO MASTERCLASS
Guest Artist:
Dr. Deborah Moriarty
Michigan State University
2:00-3:15 pm
Piano Recital
Dr. Deborah Moriarty
and
Dr. Zhihua Tang
4:00-4:45 pm
“Franz Liszt and the Russian Five”
Dr. Jennifer Campbell
ACADEMIA NACIONAL DE MUSICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
SIMPÓSIO LISZT
JUSTIFICATIVA
Ao se completar 200 anos do aniversário de nascimento do célebre compositor Franz Liszt (1811-1886), a Academia Nacional de Música e a Escola de Música da UFRJ se unem para celebrar a brilhante trajetória do compositor húngaro que se notabilizou no período do Romantismo, como um marco na evolução da música e da técnica pianística atuando como intérprete, compositor, regente, administrador e professor. Liszt, que como pianista era inigualável, como compositor conseguiu acompanhar os rumos que a Música tomava no século XIX, revelando tendências que apontavam para a modernidade. Como regente soube resgatar obras-primas do passado e valorizar a produção dos compositores de sua geração. Sua capacidade administrativa se fez presente ao transformar a cidade de Weimar, na Alemanha, no centro de referência musical da época.
Dotado de grande discernimento estético, preconizava que novos caminhos surgiriam no campo musical como a ruptura de todo sistema tonal e das formas pré-estabelecidas em períodos anteriores da história da música. Sem dúvida coube a Liszt abrir as portas da Música do Século XX, não somente pela imensa capacidade de incorporação de diferentes concepções estéticas, como também por sua ampla variedade musical que incorpora obras de grande virtuosismo e de diferentes correntes composicionais, mas que, sem dúvida, cria dificuldades a seus estudiosos para atribuir-lhe um estilo definido. Autores comentam que, de acordo com cada fase vivida, suas composições exibem traços ciganos, franceses, italianos, espanhóis, vienenses e alemães, ou ainda traços românticos, gregorianos, wagnerianos, impressionistas e atonais. Segundo Sérgio Bittencourt Sampaio (2005) em seu artigo “A Presença Religiosa na Música para Piano de Franz Liszt”:
“ Diante de tamanha variedade musical, Liszt pode parecer dotado de personalidade indefinida, sem características próprias, mas, surpreendentemente, manifestou uma notável individualidade nessa multiplicidade de escolas. De imediato, sua música se distingue daquela de seus contemporâneos e a identificamos por características próprias. Com efeito, ela é um exemplo de legítima unidade na diversidade.” (SAMPAIO, 2005, p.151).
Liszt, admirado, adulado desde a infância, freqüenta os mais famosos círculos musicais e literários de sua época: de Berlioz a Chopin, passando pelos escritores que admira como Lamartine e Victor Hugo. Liszt possuía uma grande cultura literária e filósofos como Kant, Montaigne, Pascal são alguns de seus mentores espirituais. Não seria seu desígnio conciliar música e poesia dos seus poemas sinfônicos com sua paixão pelas Letras? Ele mesmo se intitula músico-filósofo, o que demonstra seu interesse pela reflexão estética e filosófica, sua capacidade humanística, sua generosidade e seu desprendimento acentuado principalmente, no final de sua existência.
Entretanto Liszt, admirado por multidões de ontem e de hoje, continua sendo, paradoxalmente, o menos conhecido dos compositores, cabendo ressaltar que a arte da composição o atraiu mais do que seus notórios sucessos como intérprete. Mal conhecido e não desconhecido: seu nome aparece sem cessar nos programas musicais, mas com obras que nos mostram somente um dos aspectos limitados de sua genialidade – sua virtuosidade- enquanto outras realizações mais relevantes permanecem na obscuridade. Entretanto, seu catálogo de obras provoca surpresa no leitor por nele constar peças para piano, sinfonias, poemas sinfônicos, obras corais, transcrições, música de câmara e canções totalizando um acervo de mais de 350 obras originais. Nelas encontramos o nascimento de diversos temas e acordes de vanguarda que vieram a ser utilizados por compositores posteriores. Procedimentos harmônicos encontrados em Wagner já podem ser observados na precursora cantata Os Sinos de Estrassburgo. Sua Bagatela sem Tonalidade antecipa Schoenberg em décadas. Ao examinarmos a peça Nuage Gris percebe-se o caminho mais tarde percorrido por Debussy até chegarmos ao início do dodecafonismo na história da música com sua Sinfonia Fausto.
Para debruçarmos um pouco mais sobre a vida e a obra desse notável pianista e compositor e comemorar data tão memorável, unimos nossos esforços para propor a realização do Simpósio Liszt, encontro constando de mesas-redondas, palestras, debates, master-classes e concertos, a serem realizados na Escola de Música da UFRJ nos dias 25 e 26 de outubro de 2011, das 10:00 ás 18:00 horas na Sala da Congregação. O Simpósio contará com a participação de professores, acadêmicos, compositores, artistas renomados, alunos e público interessado, proporcionando a todos as atividades listadas a seguir.
CALENDÁRIO E EVENTOS DO SIMPÓSIO LISZT
DIA 25 DE OUTUBRO DE 2011
10:00 hs – ABERTURA - Apresentação do Evento
Participantes: Vice-Diretor da Escola de Música da UFRJ – Prof. Dr. Marcus Vinício Nogueira
Presidente da Academia Nacional de Música: Prof. Eliane Sampaio
Presidente da Fondation Franz Lisz: Pianista Fabio Luz
10:30 hs – MESA-REDONDA
Formação da mesa redonda:
Prof. Emérito e Acadêmico Henrique Morelenbaum – “A Música Sinfônica de Liszt”
Acadêmica e Prof. Myriam Dauelsberg – “O Virtuosismo na obra Pianística de Liszt”
Prof. Dr. Marcelo Verzoni – “Os Compositores do Período Romântico”.
Moderador: Acadêmica Prof. Helena Rosa Trope
11:30 – 12:00- DEBATES
12:00 - 13:00 –RECITAL - Pianista Danier Burlet
14:00 - 16:00 – MASTER-CLASS DE PIANO – Prof. Luiz Senise
16:10 - 17:20 – PALESTRA E AUDIÇÃO COMENTADA
Acadêmicos: Dr. Sergio Bittencourt Sampaio e Pianista Silvia Maltese.
“A religiosidade na obra para piano de Franz Liszt”
17:20 - 18:30 – HOMENAGEM A LISZT – Audição de alunos
DIA 26 DE OUTUBRO DE 2011 –
10:00 - 11:00 – MESA- REDONDA
Formação da Mesa-Redonda:
Prof. Dr. Paulo Peloso – “Liszt e a música programática”
Prof. Dr. Júlio Draghi – “Os discípulos de Liszt”
Jornalista Luiz Paulo Horta – “A inserção da obra de Liszt nos concertos”
Moderador: Acadêmica e Prof. Dra. Regina Meirelles
11:00 - 12:00 – DEBATE
12:00 - 13:00 – HOMENAGEM A LISZT - Audição de alunos
14:00 - 16:00 – MASTER CLASS DE PIANO - Pianista Fábio Luz
16:10 - 17:10 – PALESTRA ILUSTRADA
Acadêmica e Prof. Eliane Sampaio sobre “A Música Vocal de Franz Liszt”
17:10 - 18:00 – HOMENAGEM A LISZT – Encerramento do Simpósio
RECITAL - PIANISTA FABIO LUZ - "Liszt e a Italia"
Coordenação do Simpósio Liszt– Prof. Luiz Senise e Prof. Dra. Regina Meirelles